Últimas Notícias: Grave acidente entre micro-ônibus escolar e veículo é registrado na SC-155 Polícia Civil efetua prisão em Florianópolis em investigação de lavagem de dinheiro Natal em agosto: cidade na Espanha começa a decoração com meses de antecedência Motorista invade preferencial e causa acidente com três veículos no Centro Rebeca Andrade vai ser a porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento Com a maçã Fuji, Santa Catarina conquista sua sexta Indicação Geográfica Covid-19: Este sintoma diminui a libido e vontade de ter relações A próxima missão da SpaceX terá série documental na Netflix Chegou a nova grande funcionalidade do WhatsApp Meghan Markle: 40 anos, 40 visuais que provam a versatilidade da ex-atriz
Lifestyle

Saiba escolher e armazenar corretamente legumes e verduras

by Ervalhense - sexta-feira, 30 de julho de 2021 18:00








Legumes e verduras são plantas ou parte de plantas que servem para o consumo humano e são boas fontes de vitaminas, sais minerais, fibras e água, auxiliando na promoção da saúde e na prevenção de doenças.

  Até aí, nada novo. Mas será que você sabe escolher e armazenar corretamente esses produtos? Confira abaixo dicas e recomendação sobre alguns deles:
Abóbora/Moranga
Escolha as de polpa amolecida ou mofada, sem casca suja ou manchada. Quando verde, deve ser guardada em lugar fresco e arejado. Madura e inteira é melhor colocar na geladeira, onde se conserva por 3 semanas. Se partida, conserva-se por 1 semana.
Abobrinha
Escolha abobrinhas novas e pequenas, de 15-20 cm de comprimento, pois contém menos água. Dê preferência às bem firmes, de cor verde-brilhante ou amarelada (conforme o tipo), sem rachaduras ou picadas de insetos. Conserve em saco plástico transparente, na parte inferior da geladeira, por 5 a 7 dias.
Alface
Verifique o “talo”, pois em pés de alface compridos não podem estar murchos e nem muito moles. As folhas devem estar limpas, brilhantes e firmes, porém não muito grandes. Envolva o pé de alface em papel-toalha úmido e mantenha em um saco plástico, na gaveta de legumes da geladeira, por 5 dias. Ou guarde folhas soltas em uma vasilha coberta com papel-toalha úmido, vedada com filme transparente de plástico. O “pé” dura mais que as folhas soltas.
Chicória
Prefira os de folhas verdes, firmes e limpas. Conserve na geladeira, protegido em saco plástico transparente, por 5 a 7 dias.
Beterraba
A casca deve ser lisa, firme e sem rachaduras. Escolha a beterraba de cor concentrada e tamanho médio. Conserve em saco de plástico na gaveta de legumes da geladeira. Retire as folhas antes de guardá-las.
Cenoura
Se comprada com as folhas, verifique se têm boa aparência e cor viva. Sem as folhas, não deve apresentar mofo no corte. A cenoura deve ser bem firme e de cor alaranjado-vivo. Evite as que têm radículas (primeiras raízes da planta) finas e brancas. Pode ficar de 2 a 3 semanas num saco plástico, na gaveta de legumes da geladeira.
Chuchu
Escolha chuchus pequenos, firmes e pesados, sem cortes, depressões nem áreas moles ou manchadas. Coloque em sacos plásticos bem vedados na gaveta de legumes da geladeira, assim duram vários dias.
Couve
Prefira folhas compactas, pequenas e bem frescas, sem partes amarelas ou escuras, que não estejam murchas. Observe se os talos estão úmidos e com aparência de recém-cortados. Armazene em um saco plástico na gaveta da geladeira, longe das maçãs (que emitem gás etileno, responsável por agilizar a maturação de frutas, legumes e verduras), para evitar que a couve fique amarela.
Jiló
Deve estar firme e com a superfície mais clara ou escura. O formato vai variar de acordo com a espécie (tipo). Conserve em geladeira, nas prateleiras mais baixas, em sacos plásticos, por uma semana.
Quiabo
Procure quiabos pequenos (com 7,5 a 10 cm de comprimento), bem verdes e firmes. Evite os secos ou moles, pois perderam a doçura. O quiabo não se conserva por muito tempo, por isso use no dia da compra ou guarde em local fresco, por 1 ou 2 dias no máximo, fora da geladeira.
Repolho
Deve estar firme, limpo e fresco e sem folhas externas amareladas e murchas. O corte do talo deve estar úmido e não seco. Guarde inteiro por aproximadamente 15 dias, em sacos plásticos, na gaveta de legumes da geladeira.
Tomate
Prefira os tomates maduros que têm melhor sabor. Dê preferência aos firmes, lisos, de cor uniforme e sem manchas ou rachaduras. Se maduros, devem ser conservados em geladeira por uma semana, e se verdes, em temperatura ambiente até amadurecer. Fonte: Notícias ao Minuto

https://media-manager.noticiasaominuto.com.br/640/naom_5c2fd8ad43486.jpg