Santa Catarina

Polícia de SC investiga furto de doses de vacina contra Covid-19 em posto de saúde

by Ervalhense - quarta-feira, 17 de março de 2021 19:15








Frascos que seriam a primeira dose do imunizante para dez pessoas foram retirados da geladeira da unidade de saúde que fica no Centro de Apiúna. Polícia de SC investiga furto de doses de vacina contra Covid-19 em posto de saúde
Dez doses da vacina contra o coronavírus foram furtadas de um posto de saúde no Centro de Apiúna, no Vale do Itajaí. Funcionários perceberam a falta dos frascos de dentro de uma geladeira e notificaram a Secretaria de Saúde, que registrou um boletim de ocorrência. A Polícia Civil abriu investigação e nenhum suspeito foi identificado até a manhã desta quarta-feira (17).
Conforme a secretária municipal de Saúde, Marciane Ferrari, o desaparecimento dos frascos foi comunicado na quarta-feira (10). Servidores e pessoas que passaram pela unidade naquele dia estão sendo ouvidos na delegacia.
Imagens das câmeras de segurança foram entregues às autoridades policiais. Além de identificar o autor, a polícia pretende descobrir o que foi feito com as vacinas.
A Polícia Civil trabalha com duas hipóteses: alguma pessoa de fora da unidade teria aproveitado para furtar as vacinas ou algum funcionário subtraiu o material. O caso poderá ser caracterizado como peculato e crime sanitário.
Posto de saúde no Centro de Apiúna, no Vale do Itajaí
Prefeitura de Apiúna/ Divulgação
Todos os servidores que têm acesso à sala já foram imunizados com as duas doses. A prefeitura lamentou o ocorrido e abriu uma sindicância para apurar os fatos. Os frascos seriam a primeira dose para dez moradores.
"Nós vamos trabalhar de todas as formas para identificar quem foi a pessoa que fez isso, porque não é só um furto, é um crime contra a saúde do nosso município e a saúde do nosso país", disse o prefeito Marcelo Doutel da Silva por meio das redes sociais da administração.
SC recebe 147,4 mil doses de CoronaVac, maior lote em dois meses de vacinação contra a Covid
Vacinação em Florianópolis tem 'drive-thrus' sexta e sábado
Até esta quarta-feira (17), Santa Catarina vacinou, 413.738 doses da vacina contra a Covid-19 tinham sido aplicadas, informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Desse conjunto, 311.146 pessoas receberam a primeira dose e 102.592, também a segunda.
Nesta quarta, o estado recebeu 147,4 mil doses de CoronaVac, maior lote em dois meses de vacinação contra a Covid.
Covid-19: Governadores de SC, RS e PR anunciam 'colaboração mútua' para compra de insumos e compartilhamento de leitos
VÍDEOS: Vacinação contra a Covid-19 em SC
Veja mais notícias do estado no G1 SC

https://s2.glbimg.com/QGTJkv80iEhFGOQs8oi6hRjK1Nk=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/9/K/K7RHR9RkeBiifcsrz1mg/posto-apiuna.jpg